A entrevista é a oportunidade inicial que o candidato tem para se apresentar à empresa. Nesse momento, todas as atitudes ou ausência delas serão avaliadas e cabe aos candidatos se prepararem para o processo da melhor forma possível.
O século XXI dispõe de um novo panorama que reflete a globalização, a alta competitividade e uma possibilidade imensa de obter conhecimento e informação. Diante desta realidade, o maior patrimônio das empresas são seus colaboradores e dos profissionais suas competências e diferenciais.
Esses últimos são observados desde o primeiro contato com as organizações. Daí a necessidade de se apresentar da forma mais adequada possível em uma entrevista de emprego, de acordo com o contexto em que está inserido.
Abaixo, 5 dicas de como se apresentar numa entrevista de emprego e obter êxito a partir de pequenos diferenciais:
1ª dica: Pesquisar informações sobre a empresa
A era da informação permite se conhecer um pouco sobre as organizações antes do primeiro contato com os gestores. Se apresentar em uma entrevista conhecendo a missão, visão e valores da organização que está contratando, pode ser um grande passo para que o profissional se sobressaia. Além de facilitar o processo de conhecimento sobre a marca, produtos, ações que realiza, entre outros fatores, possibilita avaliar se os objetivos da organização e seus valores são compatíveis com os objetivos e valores pessoais do candidato, o que pode poupar tempo, caso este não se sinta alinhado ao perfil da empresa.
2ª dica: Chegar um pouco antes do horário marcado, evitando atrasos
A pontualidade transmite a impressão de organização e comprometimento. Quando um candidato chega no horário marcado, não é elogiado, mas quando chega atrasado, por mais que não se fale a respeito, isto conta pontos negativos para este profissional.
3ª dica: Apresentar-se vestido adequadamente e usar produtos de beleza, acessórios e perfumaria com equilíbrio
Esta terceira dica também é de grande importância porque reflete o bom senso do candidato. Existe um ditado popular que diz que a primeira impressão é a que fica e caso haja exageros quanto às roupas usadas pelo candidato tanto em termos de decência, quanto em termos de serem inapropriados para o tipo de atividade a desempenhar, esta impressão será passada para o entrevistador e poderá somar ou subtrair pontos para o profissional. Um bom perfume, uma bela maquiagem, acessórios, penteados e cortes bem elaborados são importantes para a imagem dos profissionais, porém nas entrevistas devem ser usados com cautela e equilíbrio. Ao se apresentar em um processo de recrutamento e seleção, o candidato geralmente não conhece o recrutador, diante disto corre o risco de causar uma má impressão ao exagerar nestes itens.
Pessoas alérgicas a perfumes podem estar por toda parte. Algumas pessoas acham colares grandes maravilhosos, outras acham escandalosos e assim por diante. Ter em mente o perfil da vaga, a empresa contratante e o horário da entrevista podem ajudar no processo de escolha de quais itens usar na ocasião.
4ª dica: Assertividade nas palavras
Esta dica é fortalecida a partir do momento em que o candidato cumpre a 1ª dica, pesquisar sobre a empresa. Quando se conhece a empresa, se torna mais fácil ter convicção das informações passadas pelo candidato na entrevista. É interessante criar um pequeno esboço contendo quais informações o candidato considera interessantes informar ao entrevistador que poderão agregar valor ao seu perfil de acordo com os objetivos da organização. Como por exemplo: porque julga interessante sua contratação, quais seus objetivos que estão de acordo com os da organização, quais seus planos para o futuro dentro da empresa, entre outras que possam ser transmitidas com segurança e convicção.
5ª dica: Manter a auto-estima equilibrada
O profissional deve se preocupar com esta dica desde o primeiro momento do processo. Para que participe da entrevista com a auto-estima sob medida, o profissional deve inicialmente se preocupar em se candidatar às vagas que tenha de fato perfil e competências para ocupar e se sentir satisfeito na função. A partir deste momento deve se sentir seguro para participar do processo. Este equilíbrio emocional fará com que ele seja capaz de ocupar o cargo tendo convicção de que ele se preparou para isso. Caso não seja contratado, a auto-estima equilibrada o ajudará a entender que, não ser contratado não quer dizer que não é bom no que faz, mas que para aquela vaga seu perfil não foi o mais adequando naquele momento.
A entrevista é a oportunidade inicial que o candidato tem para se apresentar à empresa. Neste momento, todas as atitudes ou ausência delas serão avaliadas e cabe aos candidatos se prepararem para o processo da melhor forma possível, garantindo assim melhores resultados.
O sucesso espera por você!
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/5-dicas-valiosas-sobre-como-se-apresentar-numa-entrevista-de-emprego/76963/